Normas

Caro aluno, 

Este manual contém informações que procuram orientar a resolução de conflitos que emergem da convivência diária no ambiente escolar. As normas nele discutidas auxiliarão a direcionar seu trabalho. 

É através do esforço de todos para o cumprimento dos deveres e no respeito aos direitos coletivos e individuais que se alcança uma convivência democrática e saudável. 

NOSSA VISÃO



Centro de excelência em ensino e preferido pelo público de interesse com crescimento contínuo das partes interessadas.

 

NOSSA MISSÃO



Educar crianças e jovens na sua totalidade, respeitando sua individualidade, desenvolvendo e ampliando seu potencial, através de uma pedagogia inovadora, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de construir conhecimentos e responder criativamente aos novos desafios do mundo.

 

NOSSOS VALORES

 

Foco na formação e na satisfação de nossos alunos;

Ambiente de trabalho favorável;

Excelência da Educação e de nosso Corpo Docente;

Responsabilidade Social e respeito ao Meio Ambiente;

Estímulo à cultura, pesquisa, inovação e ao desenvolvimento;

Ética e transparência na relação: escola x família x comunidade.

 

NORMAS E CONDUTA DO COLÉGIO

 

1. PRINCÍPIOS BÁSICOS

 

O trabalho que se desenvolve em nosso Colégio organiza-se em torno de princípios que precisam ser reconhecidos de todos, pois só eles dão sentido às nossas ações. Esses princípios são o respeito, o diálogo, a verdade, a responsabilidade, a justiça, a equidade e a tolerância.


Profissionais e alunos devem assumir esses conceitos dentro do contexto escolar. Esperamos que diante das situações de conflito, vocês reflitam sobre o seu comportamento, não procurando a “resposta certa”, mas verificando se buscaram soluções acertadas, coerentes com nossos princípios.

 


2.  META PEDAGÓGICA

 

Dotar o aluno de estrutura mental que lhe permita processar as informações recebidas e transformá-las em conhecimento útil no sentido de solucionar as questões que lhe são propostas, preparando-o para o ENEM, para o vestibular e principalmente para a vida, transformando-o em cidadão consciente de seus deveres e de seus direitos.

Estamos de acordo com os parâmetros curriculares nacionais, principalmente com as duas premissas: interdisciplinaridade e contextualidade, afinal todo bom professor sempre procurou relacionar sua matéria com outras e com o cotidiano do aluno.

No entanto, não abrimos mão do conteúdo. Iniciaremos o curso na primeira aula da primeira apostila e terminaremos na última aula da última apostila.

 

3. METODOLOGIA

 


Em aula, o aluno ouve, vê, participa e entende; em casa, ele faz e aprende.

Nossa meta é que todos os alunos entendam nossas aulas.

Para que uma aula seja entendida, ela deve ser:

a) Resolver todas as tarefas mínimas do dia. Cada tarefa está dimensionada para 20 minutos (6x20 = 120 min. = 2h). É importante resolver as tarefas mínimas para entender as aulas, adquirir autoconfiança e hábito de estudo.

b) Resolver as tarefas complementares que puder, utilizando o índice (controle de estudo).
As tarefas complementares têm a finalidade de aprofundar o conhecimento.

 

4. AMBIENTE NO COLÉGIO

 

É desejável que a classe mantenha um ambiente em que ninguém sinta vergonha de perguntar, seja o que for, ou deixar de fazer comentários sobre suas recentes descobertas. Não devemos deixar de falar com medo de parecermos óbvios ou mesmo impedir que os outros falem pelos mesmos motivos.

Elogiar as intervenções uns dos outros é importante, bem como as qualidades que os colegas revelam ter. Isso serve de reforço e cria atitude de confiança, na qual as pessoas não se sintam inseguras por expor seu pensamento e opinião. Esse clima encoraja e estimula a falar.

Respeito, tolerância e solidariedade são os princípios que devem nortear as relações interpessoais, entre alunos e profissionais na escola.

É importante para o ensino e aprendizagem que o ambiente de trabalho seja produtivo, agradável, harmonioso e que nele todos procurem se relacionar de maneira polida, mesmo nos momentos de conflito.

Os problemas não devem ser resolvidos sob intimidação verbal ou física e sim com base no diálogo franco e aberto, em que as partes envolvidas tenham tanto o direito de falar como o de ouvir.

 

5. AULAS E OUTROS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

 

Durante as aulas, cabe ao professor a condição do processo ensino aprendizagem. Esperam-se clareza nas explicitações e disposição para orientar os alunos. Dos alunos esperam-se envolvimento e responsabilidade com atividades propostas.

A sala de aula é o ambiente em que se dá para o desenvolvimento do processo de aprendizagem; quando, por algum motivo, a classe desorganiza esse espaço, o processo é prejudicado. Devemos primar por um ambiente organizado, e o aluno que, de algum modo, atrapalhar o desenvolvimento das atividades, será advertido pelo professor e encaminhado à coordenação.

 

 

6. MEDIDAS DISCIPLINARES

 

Condutas que transgridam os princípios e as normas de convivência estarão sujeitas a sanções e medidas disciplinares.

As sanções devem ser educativas e contribuírem para a construção da responsabilidade. Por isso o Colégio privilegiará as sanções de caráter reparatório, baseadas na reciprocidade, isto é, que tenham relação com a falta cometida e que possibilitem a reparação de dano causado. Por exemplo, limpar o que sujou e consertar o que quebrou...

A sanção pode vir acompanhada de medidas disciplinares: ocorrência, advertência, repreensão ou suspensão.

A ocorrência corresponde ao registro de faltas leves.

A advertência e a repreensão correspondem ao registro dos problemas de convivência. São aplicadas pela coordenação/direção, sempre após a versão ou o acompanhamento de vários segmentos envolvidos no problema.

A advertência e a repreensão distinguem-se pela gravidade da falta e por sua reincidência, isto é, nos primeiros problemas de convivência ou nas faltas mais leves, o faltoso será advertido, na reincidência ou nas faltas mais graves, será repreendido ou punido. Os pais e/ou responsáveis serão sempre informados das condutas de seu filho na escola, para diálogo, orientação e colaboração.

A suspensão poderá ser aplicada pela diretora ou substituta legal a partir da segunda repreensão ou imediatamente, no caso de faltas graves. O aluno fica impedido de frequentar as aulas por tempo pré-determinado, mas deve realizar tarefas escolares a serem definidas em cada caso.

As medidas disciplinares devem ser registradas no prontuário do aluno para compor o histórico de seu processo na escola.

Os atendimentos serão realizados pela Coordenação Pedagógica ou Direção.

 

 

7. PROCEDIMENTOS PARA OS INCIDENTES

 

Diante de um incidente em sala de aula, caberá ao professor decidir o momento adequado para o diálogo e discussão com o aluno, assim como a avaliação do cumprimento dos combinados.
Se o incidente acarretar a interrupção da aula, a atitude deverá ser encaminhada à Coordenação para acompanhamento e orientação.

O acompanhamento do caso pelo professor será considerado procedimento obrigatório, sendo ele responsável, juntamente com a Coordenação Pedagógica, perante a família.
Para os incidentes ocorridos fora do ambiente escolar, a responsabilidade ficará a cargo da família.
Para construirmos um espaço agradável e favorável à realização de nossos objetivos, esses conflitos devem ser eliminados e, para isso, temos que assumir nossas responsabilidades e modificar nossas condutas.

 

 

8. SUGESTÕES PARA O ESTUDO

 

Pergunte-se: Eu quero estudar? (Se a resposta for negativa: repense sua postura! Caso contrário, os conselhos seguintes serão eficazes).

8.1. Adquira o hábito de ler! Esse é o princípio do estudo. Caso você não consiga ler bem (com ritmo, entonação e compreendendo o significado do que está lendo) não será capaz de entender, fazer associações e, por consequência, reter o objeto de leitura e muito menos expressá-lo.

8.2. Estude todos os dias. Defina horário (período e duração) e local adequado (silêncio, espaço, material, livros).

8.3. Procure compreender a matéria globalmente! (suas origens, correlações, implicações, consequências). Não fique satisfeito enquanto assim não for.

8.4. Esquematize (mapa mental próprio) o texto discursivo. Retire os dados essenciais e organize-os por importância e relação entre si. Anote suas dúvidas para esclarecê-las o mais breve possível.

8.5. Faça os exercícios: testes e discursivos.

8.6. Acompanhe com muita atenção as aulas (para compreender o mesmo conteúdo, sem o professor, você precisará de um tempo quatro vezes maior).

8.7. Aprenda a matéria, não decore!

8.8. Imponha-se metas de tempos em tempos (devagar se vai ao longe, mas é preciso sempre caminhar).

8.9. A Educação é feita de Constância e Perseverança; não desanime, já que você não deve perder de vista sua meta e até seu sonho!

8.10. “Só escreve bem quem lê bem e só lê bem quem lê muito e só lê muito quem lê por prazer”.

 

 

 

9. SUGESTÕES PARA O BOM RELACIONAMENTO NAS AULAS

 

9.1. Três palavras são extremamente importantes para um bom relacionamento: com licença, por favor, e muito obrigado.

9.2. O professor é como um técnico de futebol: orienta, conduz os treinamentos, dá sugestões, exige, apresenta táticas, descreve meios para que elas funcionem, coordena os relacionamentos, busca levar o espírito de equipe; mas quem joga e faz o gol é o aluno!

9.3. A aula é para os alunos. Participe dela! Dê sugestões, pergunte, critique para que, juntos, consigamos alcançar nossos objetivos: o Saber, o Relacionamento Interpessoal e a Cidadania. Ligue-se no professor.

9.4. A sala de aula é um lugar onde o aluno passa quase um quarto do seu dia. Se jogarmos fora este tempo a cada quatro anos, joga-se fora um. Colabore e faça deste local um ambiente saudável para o aprendizado. Deixe o outro SER! (não obrigue os outros a sofrerem consequências dos seus atos).

9.5. Lembre-se de que se o aluno não quiser aprender, o professor não é capaz de ajudá-lo a aprender. O professor não é responsável por ficar lembrando-os da educação básica (bons modos). Assuma sua educação, afinal, você é o principal agente interessado com a responsabilidade de quem já busca conduzir sua própria vida!

9.6. Lembre-se de que a falta a uma aula poderá comprometer a assimilação do curso inteiro.

 

 

 

10. AVALIAÇÃO

 

 

10.1. A avaliação é expressa em notas em uma escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) graduada de 5 em 5 décimos.

10.2. As médias bimestrais serão calculadas a partir das avaliações escritas, mensais e bimestrais. O aluno poderá ficar para recuperação final de até 5 disciplinas, caso contrário ele estará retido.

10.3. Será possível que o aluno faça a recuperação no 1º, 2º e 3º bimestres; desde que sua média bimestral seja inferior a 7,0. No 4º bimestre não haverá recuperação para o mesmo, pois haverá recuperação intensiva final.

10.4. A recuperação deve se desenvolver de forma paralela no decorrer do ano letivo através dos atendimentos de plantões, reforços e ajustes do Plano de Ensino do professor, sempre com controle de frequência, e, intensiva ao final do 4º bimestre.

10.5. Ao aluno que faltar a uma ou mais provas, há uma avaliação substitutiva no final do bimestre que deve ser requerida em tempo hábil na secretaria, mediante pagamento ou apresentação de atestado médico. Esta avaliação será realizada em período oposto ao de estudo.

10.6. Ao aluno que faltar às provas de 2ª chamada, sem que haja motivo justificado para tanto, não será concedida nova oportunidade.

10.7. Na recuperação final, o aluno será avaliado com dois instrumentos de avaliação, sendo eles, uma avaliação escrita e um trabalho (critério do professor).


Avaliação escrita

8,0

Trabalho

2,0

 


10.8. Ensino Fundamental

a. A avaliação mensal escrita tem valor 7,0 (sete). A esta nota serão adicionados outros 3,0 (três) pontos que serão atribuídos pelo professor de acordo com a realização da tarefa de casa.

b. As avaliações bimestrais assumem valores de 0 a 10, com variação de 0,5 em 0,5.

c. Simulados: seu resultado é acrescido nas médias de todas as disciplinas. O aluno terá 0,5 ponto, mediante 50% de acerto e 1,0 ponto, mediante 70% de acerto.

d. As médias em que o décimo for diferente de 0 ou 5 serão arredondadas para a média imediatamente superior.

 

10.9. Ensino Médio

a. Todas as avaliações mensais têm valor de 0 a 10.

b. Todos os simulados da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio serão realizados no período matutino. A avaliação bimestral será o resultado deste “Simulado Anglo”.

c. As questões interdisciplinares do simulado serão pontuadas nas médias de todas as disciplinas, exceto em Redação e Expressão da Língua Portuguesa, mediante o número de acertos.


d. As tarefas realizadas serão percentuadas ao longo do bimestre e o resultado será acrescido nas médias de todas as disciplinas, separadamente. O aluno que executar de 50% a 70% das tarefas terá 0,5 ponto e de 80% a 100%, 1,0 ponto.

 

 

 

 

 

 

 

 

11. SERVIÇOS

 

11.1. BIBLIOTECA

A Biblioteca funciona das 7h às 17h de segunda a sexta-feira.

11.2. CANTINA

O horário de funcionamento da Cantina é das 7h às 21h de segunda a sexta, estando aberta também nas programações especiais do Colégio.

11.3. SOCORRO MÉDICO

O Colégio é conveniado com a Helpmóvel. Todos os alunos estão protegidos pelo convênio.

11.4. XEROX

O serviço de fotocópia estará disponível na Biblioteca.

11.5. LIMPEZA

O Colégio possui equipe de funcionários responsáveis diretamente pela limpeza, mas sua manutenção é dever de todos os usuários e condição fundamental para o trabalho.

Nos banheiros e vestiários devemos estar atentos aos procedimentos básicos de higiene e de economia de recursos.

 

 

12. SALA VIRTUAL

 

            A sala virtual do Colégio Portal é uma ferramenta que auxilia o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Um serviço on-line disponível aos alunos, pais e professores, com a finalidade de prestar informação sobre as atividades acadêmicas e ampliar a integração na comunidade escolar.

·Informações sobre conteúdo, as datas das avaliações e recuperações;

·Boletim escolar para acompanhamento de desempenho do aluno em cada bimestre letivo;

·Recursos de apoio pedagógico para informações complementares do professor;

·Recados on-line, orientações sobre calendários, comunicados;

·Convites para eventos, notícias diversas, eventos pedagógicos, entre outros.

 

NORMAS E CONDUTA DO ALUNO

 

1. DIREITOS

 

                   1.1 Estar devidamente uniformizado.

1.2 Ter a garantia de que a Escola cumpra sua função, ofertando-lhe ensino de qualidade, ministrado por profissionais habilitados para o exercício de suas funções.

1.3. Ser respeitado na sua condição de ser humano e não sofrer qualquer forma de discriminação, em decorrência de suas diferenças físicas, étnicas, credo, sexo, ideologia, preferências político-partidárias ou quaisquer outras.

1.4. Usufruir de igualdade de atendimento, independente da diferenciação de condições de aprendizagem em que se encontre.

1.5. Receber no ato da matrícula, informações sobre as disposições contidas no Regimento Escolar.

1.6. Receber materiais no prazo e orientações de uso.

1.7. Ser informado sobre o sistema de avaliação da escola.

1.8. Tomar conhecimento, no prazo determinado, dos resultados obtidos em provas e trabalhos realizados.

1.9. Tomar conhecimento dos resultados bimestrais e anuais obtidos (notas e frequências), por meio de boletins.

1.10. Solicitar orientações aos professores e demais autoridades escolares.

1.11. Em caso de abono de faltas especificado por lei, cabe ao aluno inteirar-se da matéria perdida.

1.12. Participar das aulas e demais atividades sociais, cívicas e recreativas promovidas pelo estabelecimento.

1.13 Solicitar, quando se julgar prejudicado, revisão de provas dentro do prazo de 48h, a partir da divulgação das mesmas.

1.14. Requerer e realizar provas de 2ª chamada, sempre que as perder por motivo de doença, luto, casamento, convocação para atividades cívicas ou jurídicas e impedimentos por motivos religiosos (Lei nº 7.102 de 15/01/1979), sempre ao final do bimestre, com a matéria do bimestre, mediante a entrega de atestado ou pagamento das mesmas.

1.15. Utilizar-se das instalações, dependências e recursos materiais do Colégio, mediante prévia autorização de quem tem direito.

1.16. Frequentar os plantões de dúvidas.

1.17. Requerer transferência ou cancelamento de matrícula por si, quando maior de idade, ou por meio do pai e/ou responsável, quando menor, bem como qualquer documentação escolar, mediante pagamento que, porventura, lhe seja devido.

1.18. Receber as notas das provas mensais e bimestrais.

1.19. Remeter-se ao Professor Coordenador de classe quando o aluno, por algum motivo, necessitar trocar de lugar. Consulte no site da escola na Internet o Professor Coordenador de cada classe: (www.anglolimeira.com.br)

 

 

2. PROIBIÇÕES

 

2.1. Entrar na sala e dela sair durante a aula, sem autorização do professor.

2.2. Ocupar-se, durante as aulas, com trabalhos estranhos às mesmas.

2.3. Aglomerar-se nas portas das salas, nos intervalos das aulas, atrapalhando a entrada do professor.

2.4. Alterar, rasurar, suprimir ou acrescentar anotações lançadas nos documentos escolares.

2.5. Promover jogos, excursões, coletas, listas de pedidos ou campanhas de qualquer natureza sem a prévia autorização da Direção.

2.6. Mascar ou trazer chicletes em sala de aula.

2.7. Andar de bicicleta, “skate” ou patins no pátio do estabelecimento, bem como na quadra de esportes.

2.8. Entrar no Colégio quando estiver em companhia de elementos estranhos ao estabelecimento.

2.9. Promover brigas ou delas participar como também tomar atitudes incompatíveis com o comportamento social na frente ou imediações do estabelecimento, ou quando se encontrar uniformizado.

2.10. Durante o mês, o aluno não poderá chegar atrasado (2ª aula) mais que três vezes. A reincidência acarretará punição.

2.11. Não é permitida a saída do aluno antes do término da aula. Ela é planejada para a duração de 50 minutos.

2.12. Cabular aulas. Tal incidente será registrado e o aluno será punido.

2.13. Alunos não poderão entrar ou sair do Colégio fora do horário previsto sem a presença dos pais e/ou responsáveis com anuência da Direção/Coordenação.

2.14. Alunos sem materiais e o devido uniforme, receberão sanções específicas. A falta frequente destes será notificada aos responsáveis.

2.15. O uniforme de Educação Física consiste em tênis com meia, shorts com elástico e cordão. Não pode ser shorts de zíper ou botão. Quando houver aula de Educação Física recomenda-se que o aluno traga uma camiseta de uniforme “Anglo” a mais, para trocá-la após esta aula.

2.16. Não utilizar nas aulas de Educação Física: brincos, relógio, correntes, pulseiras, anéis ou qualquer outro ornamento que possa acarretar acidentes.

2.17. Não é permitido trazer para o Colégio, materiais estranhos às atividades. Em sala de aula é proibido o uso de qualquer aparelho eletro/eletrônico.

2.18. A qualquer tipo de agressão no ambiente escolar, os alunos envolvidos estarão suspensos por tempo determinado pela Direção/Coordenação.

2.19. É vedado consumir, manipular ou distribuir cigarros, bebidas alcoólicas e substâncias tóxicas ou psicotrópicas nas dependências do Colégio ou em qualquer atividade escolar. O descumprimento dessa norma acarretará solicitação de transferência compulsória do aluno.

2.20. Proibido customizar a camiseta do uniforme.

2.21. É proibido manter o celular ligado durante a aula.

2.22. Não é permitida a entrada de animais nas dependências do Colégio.

2.23. Não é permitido ter relação íntima entre aluno e funcionário.

 

 

3. DEVERES

 

3.1. Informações importantes sobre o uso do uniforme escolar:

1º ao 9º ano - O uso do uniforme completo é obrigatório.

Ensino Médio - O uniforme completo é opcional, apenas a camiseta é obrigatória. 

Importante: O uso da blusa de frio no inverno é obrigatório. O aluno que não estiver utilizando o uniforme, conforme as normas do Colégio, não poderá assistir às aulas.

3.2. Apresentar a documentação exigida, dentro do prazo estipulado pela Secretaria, para garantir sua matrícula.

3.3. Comparecer às aulas e participar delas.

3.4. Estudar, fazer tarefas e demais trabalhos solicitados.

3.5. Estar de posse de todo material escolar exigido e apresentá-los.

3.6. Apresentar-se devidamente uniformizado em todas as atividades escolares.

3.7. Cumprir o horário e o calendário escolar.

3.8. Comunicar ao Colégio qualquer problema (doença, etc.) que impeça a frequência às aulas.

3.9. Respeitar normas disciplinares do estabelecimento.

3.10. Ocupar sempre o lugar que lhe for destinado em sala de aula.

3.11. Inteirar-se do sistema de avaliação, do calendário de provas e acompanhar seu rendimento escolar.

3.12. Guardar as apostilas recebidas durante o ano, pois esse material será usado na recuperação.

3.13. Ser honesto na apresentação das tarefas e demais atos escolares.

3.14. Manter relações cooperativas no âmbito escolar.

3.15. Solicitar autorização da direção/ coordenação quando tiver que se ausentar das atividades escolares.

3.16. Entregar aos responsáveis a correspondência enviada pelo estabelecimento e devolvê-la assinada, quando solicitada.

3.17. Indenizar o prejuízo quando produzir danos materiais ao estabelecimento ou a objetos de propriedade de colegas, professores e funcionários.

3.18. Zelar pela limpeza e conservação das instalações e dependências, materiais, móveis, utensílios e equipamentos de propriedade do estabelecimento.

3.19. Cumprir outras determinações emanadas da Direção do estabelecimento.

3.20. A entrada dos alunos deverá ser feita nos horários previstos para o início das aulas, não sendo permitida a entrada fora desses horários. Para a 1ª aula, a tolerância de entrada é de 5 minutos.

3.21. A frequência às aulas é obrigatória e a assiduidade também é condição para a aprovação.

3.22. Participar de todas as atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula no horário habitual de trabalho.

3.23. Para entrar no estabelecimento a partir da 2ª aula, o aluno deverá estar acompanhado do responsável.

3.24. Respeitar a forma e os prazos de entrega das tarefas definidos pelo professor.

3.25. Permanecer na escola, no período oposto, somente durante o seu compromisso com as atividades extras e plantões.

3.26. Informar-se do seu número de matrícula e senha para obter todas as informações no site do Colégio: www.anglolimeira.com.br.

3.27. Todas as informações como, horário de aula, plantões, tabela de provas e o calendário estão disponíveis na internet no site www.anglolimeira.com.br e estão sujeitas a mudança.