Volta às aulas!

Volta às aulas 2011!

O ano letivo está começando. Foram muitos os preparativos para receber nossos alunos! No Colégio Portal de Limeira, durante o período de férias, o trabalho rolou solto: reparos e manutenção do prédio, organização de horário, professores, novas matrículas e re-matrículas, enfim, ações que certamente contribuirão para o desenvolvimento de um bom trabalho pedagógico em 2011.
Mas para garantir uma total sintonia entre escola, professores, pais e alunos é importante o envolvimento e empenho de todos no processo de aprendizado.
A diretora do Colégio Portal de Limeira, Célia Mascella Rodrigues, alerta sobre a necessidade do estudante ter uma rotina e uma agenda organizada conciliando, sem estresse, os compromissos pessoais com os da escola.
No Colégio Portal o lema é “Aula dada, aula estudada”. Na sala de aula o aluno vê, ouve e aprende. Em casa, estuda e entende. “Estudando diariamente o aluno cria o hábito e autonomia de estudo”, explica Célia, destacando que é fundamental que os pais sejam orientadores e supervisores nessa tarefa diária dos filhos.
Ao contrário do que muitos pensam o hábito de estudo diário também deve ser aplicado às crianças desde o primeiro ano do ensino fundamental. “No começo pode ser um pouco difícil, mas o ritmo a ser empreendido dependerá de cada criança. É importante que os pais ajam de modo que o estudo não pareça uma punição”, observou a diretora.

 

BOAS DICAS

- Revisar matéria dada e realizar tarefa de casa são complementos de aprendizagem. Isso deve ser feito após aluno se alimentar e descansar.
- Os pais devem orientar e supervisionar os filhos e evitar exageros sobrecarregando o aluno com atividades extracurriculares e compromissos pessoais que possam atrapalhar o estudo diário.
- Para um bom desempenho e entendimento do conteúdo, o aluno deve se dedicar aos estudos não mais que 1h30 por dia.
- O aluno deve ter um local reservado em casa para seus estudos para que nada possa desviar sua atenção.
- Ter uma rotina de estudo torna o aluno mais seguro e organizado. O aluno que não aprende e não estuda em casa, certamente vai se sentir inseguro e despreparado para as avaliações.
- Em caso de dúvidas ou problemas identificados pelos pais estes devem entrar em contato com a escola.
- Os pais devem estar atentos a organização do material diário na mochila dos alunos, em especial as crianças do ensino fundamental, de forma a não sobrecarregar a criança com excesso de peso. Além de não usar todo o material todo o dia, carregar peso além da capacidade corporal da criança, pode acarretar sérios problemas de saúde.
- O incentivo a leitura em casa é uma das mais importantes ações que os pais podem desenvolver. Além de proporcionar cultura e ampliar horizontes, a leitura facilita a interpretação e produção de texto, estimula a criatividade, a clareza de idéias e de expressão.

 

BEM-VINDOS!

 
Equipe Anglo


Voltar