Direito abre a 3ª Mesa de Profissões do Colégio Portal

A terceira edição da Mesa de Profissões promovida pelo Colégio Portal foi aberta nesta segunda-feira, 30, com a palestra do advogado Israel Bittar.
O objetivo do evento é levar aos alunos do terceiro ano médio e pré-vestibulandos o conhecimento sobre profissões nesta fase em que estão se preparando para escolher a carreira que pretendem seguir.
Bittar elogiou a iniciativa do Portal e explicou que o bacharel em Direito pode atuar na área técnica, sem necessariamente “advogar”, o que exigiria o exame obrigatório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Sua atuação pode ser mais abrangente como por exemplo, prestar consultoria, fazer assessoria ou trabalhar em serviço público.
No caso de quem deseja seguir carreira na Magistratura (para juiz) ou para Promotoria Pública, é preciso ter o exame da Ordem, comprovar que exerceu a profissão por no mínimo dois anos e prestar concurso.
Hoje, um advogado recém-formado, já com a OAB, começa ganhando no mínimo R$ 3 mil, segundo Bittar. “Mesmo que ele não tenha clientes, o Estado assegura assistência jurídica gratuita e convoca advogados assim para defender quem não tem condições de pagar”, explicou.
Nesta terça-feira, 31, a Mesa de Profissões trará o médico ortopedista, Paulo Ney Hallais Marques, em palestra que acontecerá das 11h50 às 12h40.

 


Voltar