Aula de Ciência aborda a relação do ferro do solo com o sangue

 

Os diferentes tipos de solo e a composição do sangue foram abordados na última sexta-feira (28), na aula de Ciências, dos alunos do 6° ano do Colégio Portal de Limeira. Em uma experiência divertida a professora Gislaine Piran realizou uma atividade prática para reforçar que os mesmos componentes do solo estão presentes no corpo.

Para explicar sobre a presença do ferro no sangue, a educadora utilizou uma solução que simulava ferimentos. Foram utilizados na composição do “falso sangue”, água e nitrato de ferro, que deram a mesma aparência de um corte. De acordo com a professora, a prática colaborou com o aprendizado proposto na apostila. “O ferro contido no solo chega ao nosso sangue pela alimentação através do feijão e da soja e compõe a hemoglobina, proteína à base de ferro, responsável pela coloração avermelhada do sangue e transporte do oxigênio”, reforça a professora.

Para Catherine Arcaro Coghi, 11 anos, a prática colaborou ainda mais com o aprendizado. “Foi muito legal. A aula misturou diversão e conhecimento. Vai ser impossível esquecer o que aprendemos com a professora Gi”, disse a estudante. O aluno Júlio César também gostou. Segundo ele, os ensinamentos foram levados para a casa. “Contei para os meus pais tudo o que aprendemos sobre o ferro e o sangue. Foi muito legal”, concluiu o estudante de 11 anos.


Voltar