Dinâmica reforça aprendizado sobre valores em aula de filosofia

Valores como honestidade, sinceridade, perseverança e respeito foram discutidos durante as aulas de filosofia do 5º ano do Ensino Fundamental I. O projeto, elaborado pela professora Semy Caram, utilizou o conto folclórico oriental “A Semente da Verdade”, da autora Patrícia Engel Secco.

Na história, o passatempo preferido do menino Thai era cuidar do jardim. As cerejeiras, as orquídeas e outras plantas estavam sempre exuberantes. Quando o imperador chamou os meninos do reino para escolher seu sucessor, Thai foi correndo atender ao chamado do soberano e ficou imensamente feliz quando o imperador disse aos garotos, que o trono seria daquele que trouxesse a planta mais bonita, mais bem cuidada. Mas, infelizmente, por mais que Thai cuidasse com dedicação e carinho da semente, ela não brotou. Cheio de vergonha, ele apresentou o vaso contendo apenas terra.

De acordo com a professora, o desdobramento da história promoveu uma reflexão em sala de aula. “A proposta foi colocar os estudantes para representarem os personagens da história e isso colaborou, e muito, com o aprendizado. Após a dinâmica, realizamos um debate sobre os valores e por fim cada aluno produziu um lindo vaso de flor para presentear alguém que estivesse precisando de ajuda”, ressaltou.

“As aulas foram divertidas, sem contar que aprendemos muito sobre verdade e ética”, disse o aluno Lorenzo Fischer Fontanin.

Texto: Vinicius Boer


Voltar